Praticar as artes marciais não é algo que está somente ligado ao treino em si. Uma das formas de vivenciar essa arte - e aprender com ela, é estudar sua história e seus heróis.
Miyamoto Musashi |
Aqui no Blog vamos inaugurar a tag perfil com o samurai mais famoso do Japão: Miyamoto Musashi.
Conhecido como Kensei, o Santo da Espada, Musashi nasceu em 1584 na província de Harima, no Japão, numa época conturbada da história japonesa, cheia de guerras e conflitos.
Aos 13 anos, Musashi encarou seu primeiro adversário, o espadachim Arima Kihei. Com um golpe de espada de madeira na cabeça, Kihei cai morto no chão. Essa é a primeira vitória dentre 60 lutas invictas travadas por Musashi ao longo de sua vida.
Batalha de Sekigahara |
Sua facção foi derrotada, porém Musashi saiu sobrevivente dessa guerra que deixou cerca de 70 mil homens mortos. Após esse episódio Musashi passou a vagar pelo país como um Ronin (samurai que não serve a nenhum senhor).
Doze anos depois, vivenciou sua segunda experiência de luta mais importante, o duelo contra um dos samurais tidos como mais habilidosos de todos os tempos, Sasaki Kojiro. Enquanto Musashi desenvolvia seu próprio estilo a partir das suas experiências de combate, Kojiro era de uma linhagem famosa e de muito status, que incluía o Itto Ryu, um dos estilos de luta espadachim mais importantes da época.
Uma das muitas interpretações artísticas da luta entre Musashi e Kojiro |
Musashi lutou com sua arma preferida: a espada de madeira. A arma usada foi confeccionada pelo próprio Musashi, feita com um remo quebrado durante a viagem até a ilha onde ocorreu o duelo. Uma curiosidade é que Musashi gostava de chegar atrasado às suas lutas com a intenção de irritar o oponente. Chegou despenteado e sujo, saltou do barco correndo em direção a Kojiro, que tenta acertar o adversário com um golpe rasteiro. Nesse momento, Musashi desfere um golpe certeiro no crânio de Ganryu, que
tombou morto no chão.
Musashi com duas espadas |
Após essa luta, Musashi, que chegava aos 30 anos, começou a refletir mais sobre sua posição como guerreiro. A partir daí ele nomeou seu estilo de Niten ichi Ryu e entrou em contato com a pintura, literatura, poesia e escultura.
Conforme conta no Livro dos Cinco Anéis, foi aos 50 anos que Musashi percebeu ter atingido a compreensão total da estratégia. Segundo o guerreiro samurai, a profundeza do seu conhecimento permitia que ele percebesse o Bushido (caminho do guerreiro) em tudo.
Musashi passou os seus últimos anos de vida na província de Kumamoto,
ensinando o Hyoho Niten Ichi Ryu e se dedicando ao estudo do budismo,
meditação e arte.
Um mestre do Estilo de Miyamoto Musashi meditando no Reigando |
Um tempo depois isolou-se na caverna de Reigando, onde voltou-se exclusivamente para a meditação e à prática intensa do seu estilo.
Foi lá também que ele escreveu o Livro dos Cinco Anéis.
Quem treina na House conhece essa pintura e esse texto! Na parede da academia tem um banner desse |
Musashi retratado no mangá Vagabond |
À esquerda a trilogia sobre Musashi, filmada em 55, e à direita, a série exibida no canal NHK em 2003 |
Fonte: Niten
Saiba mais:
Especial do History Channel sobre Miyamoto Musashi
- Parte 1 - Tameshigiri
- Parte 2 - Hyoto Niten Ichi ryu
- Parte 3 - Books of Five Rings
Filme sobre a vida de Miyamoto Musashi
DOWNLOAD
O Livro dos Cinco Anéis (Gorin No Sho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário