Páginas

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Miyamoto Musashi

Praticar as artes marciais não é algo que está somente ligado ao treino em si. Uma das formas de vivenciar essa arte - e aprender com ela, é estudar sua história e seus heróis.

Miyamoto Musashi
Aqui no Blog vamos inaugurar a tag perfil com o samurai mais famoso do Japão: Miyamoto Musashi.
Conhecido como Kensei, o Santo da Espada, Musashi nasceu em 1584 na província de Harima, no Japão, numa época conturbada da história japonesa, cheia de guerras e conflitos. 

Aos 13 anos, Musashi encarou seu primeiro adversário, o espadachim Arima Kihei. Com um golpe de espada de madeira na cabeça, Kihei cai morto no chão. Essa é a primeira vitória dentre 60 lutas invictas travadas por Musashi ao longo de sua vida.


Batalha de Sekigahara
Na vida de Musashi houve duas batalhas importantes. A primeira, em 1600, foi a Batalha de Sekigahara, onde lutou na facção que visava derrubar o general Tokugawa Ieyasu.


Sua facção foi derrotada, porém Musashi saiu sobrevivente dessa guerra que deixou cerca de 70 mil homens mortos. Após esse episódio Musashi passou a vagar pelo país como um Ronin (samurai que não serve a nenhum senhor).

Doze anos depois, vivenciou sua segunda experiência de luta mais importante, o duelo contra um dos samurais tidos como mais habilidosos de todos os tempos, Sasaki Kojiro. Enquanto Musashi desenvolvia seu próprio estilo a partir das suas experiências de combate, Kojiro era de uma linhagem famosa e de muito status, que incluía o Itto Ryu, um dos estilos de luta espadachim mais importantes da época.

Uma das muitas interpretações artísticas da luta entre Musashi e Kojiro
Musashi lutou com sua arma preferida: a espada de madeira. A arma usada foi confeccionada pelo próprio Musashi, feita com um remo quebrado durante a viagem até a ilha onde ocorreu o duelo. Uma curiosidade é que Musashi gostava de chegar atrasado às suas lutas com a intenção de irritar o oponente. Chegou despenteado e sujo, saltou do barco correndo em direção a Kojiro, que tenta acertar o adversário com um golpe rasteiro. Nesse momento, Musashi desfere um golpe certeiro no crânio de Ganryu, que tombou morto no chão.

Musashi com duas espadas

Após essa luta, Musashi, que chegava aos 30 anos, começou a refletir mais sobre sua posição como guerreiro. A partir daí ele nomeou seu estilo de Niten ichi Ryu e entrou em contato com a pintura, literatura, poesia e escultura.

Conforme conta no Livro dos Cinco Anéis, foi aos 50 anos que Musashi percebeu ter atingido a compreensão total da estratégia. Segundo o guerreiro samurai, a profundeza do seu conhecimento permitia que ele percebesse o Bushido (caminho do guerreiro) em tudo. 

Musashi passou os seus últimos anos de vida na província de Kumamoto, ensinando o Hyoho Niten Ichi Ryu e se dedicando ao estudo do budismo, meditação e arte. 



Um mestre do Estilo de Miyamoto Musashi meditando no Reigando
Um tempo depois isolou-se na caverna de Reigando, onde voltou-se exclusivamente para a meditação e à prática intensa do seu estilo. 

Foi lá também que ele escreveu o Livro dos Cinco Anéis.




 
Pinturas de Miyamoto Musashi
Quem treina na House conhece essa pintura e esse texto! Na parede da academia tem um banner desse


No dia 19 de Maio de 1645, Miyamoto Musashi morre e é enterrado com a sua armadura. Segundo contam, no seu funeral houve uma forte trovoada. Um sinal de boas-vindas ao lendário guerreiro.

Musashi retratado no mangá Vagabond
À esquerda a trilogia sobre Musashi, filmada em 55, e à direita, a série exibida no canal NHK em 2003

Fonte: Niten

Saiba mais: 

Especial do History Channel sobre Miyamoto Musashi
- Parte 1 - Tameshigiri
- Parte 2 - Hyoto Niten Ichi ryu
- Parte 3 - Books of Five Rings

Filme sobre a vida de Miyamoto Musashi
DOWNLOAD

O Livro dos Cinco Anéis (Gorin No Sho)
PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário